+

Mesa Redonda 2019

EVENTO DE EXTENSÃO

Mesa Redonda "Entre grupos de mosquitos e enxames de transexuais: o SUS, as políticas públicas e preconceito no combate às doenças transmissíveis".

 

A mesa discutiu as doenças transmissíveis e políticas de saúde pública na História do Brasil. A partir do contexto gerado por epidemias como a de Malária, Dengue, Zika e AIDS, foram abordadas questões como o acesso à serviços de saúde pública, a vulnerabilidade de populações carentes e o preconceito sofrido pela comunidade LGBTQ+ oriundo de doenças transmissíveis.

Membros convidados:

O professor Renato da Silva é Historiador, Doutor em História das Ciências e da Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz e professor pesquisador da Unigranrio. Sua mais recente obra publicada é "A guerra entre os homens e os mosquitos: a história das ações de combate e controle da malária no Brasil".

A professora Maria Regina Cotrim Guimarães é Historiadora e Médica infectologista, Doutora em História e pesquisadora pela Fundação Oswaldo Cruz. Sua mais recente obra publicada é "Civilizando as artes de curar: Chernoviz e os manuais de medicina popular do Império". Atualmente desenvolve pesquisa com população transexual em situação de vulnerabilidade no Rio de Janeiro.

A professora Grace Jacqueline é Enfermeira, Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá. Docente do Departamento de Enfermagem e Coordenadora do Curso de Graduação em Enfermagem, atua nas áreas de Políticas Públicas, Atenção Primária em Saúde e Interprofissionalidade no Ensino em Saúde.

A mesa redonda foi mediada pelo prof. Dr. Christian Fausto Moraes dos Santos, coordenador do LHC e professor do DHI/PPH.

O evento aconteceu no dia 07/11/2019, foi promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e o PET Saúde, sendo coordenado pela profa. Dra. Maria Aparecida Salci, coordenadora adjunta do PSE.