+

Grupos de Pesquisa

ATIVIDADES DE PESQUISA E DE FORMAÇÃO

 

Os docentes do PSE participam de Grupos de Pesquisa cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, sendo que em todos os grupos o líder é credenciado ao PSE e a maior parte destes grupos possui espaço físico para o desenvolvimento de pesquisas, são eles:

 

- CCI - Centro de Controle de Intoxicaçõeshttp://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/19424

Líder(es) do grupo: Profa. Dra. Simone Aparecida Galerani Mossini e Profa. Dra. Magda Lucia Felix de Oliveira

Professores participantes: Miguel Machinski Junior (DBS – UEM), Samuel Botião Nerilo (DBS – UEM), José Carlos Amador (DMD – UEM), Adaelson Alves Silva (UNICESUMAR), Erivelto Goulart (UEM – Aposentado), Paula Nishiyama (UEM – Aposentada).

Parcerias: IPCS – Intox (International Programme of Global Directory of Poison Centers), da Organização Mundial de Saúde; Rede de Pesquisa sobre Drogas, Secretaria Nacional de Políticas sobre Antidrogas – SENAD em parceria com o Instituto da Droga e da Toxicodependência – IDT, de Portugal; ANVISA/RENACIAT - Rede Nacional de Centros de Informação e Assistència Toxicológica, Associação Brasileira de Centros de Assistência Toxicológica (ABRACIT), Secretaria Estadual de Saúde – Paraná, Secretaria Municipal de Saúde – Maringá.

Objetivos:

Áreas Acidentes Tóxicos na Infância e na Adolescência e Repercussões dos Acidentes Tóxicos na Família - Estudar as repercussões das intoxicações e acidentes por animais peçonhentos na família, especialmente o uso de drogas de abuso, a tentativa de suicídio/suicídio e o escorpionismo.

Área Drogas de Abuso - Promover a formação, o intercâmbio e a descentralização de recursos humanos em pesquisa sobre álcool e outras drogas, visando a democratização do acesso de cientistas de todas as regiões brasileiras aos projetos que atendam aos objetivos e pressupostos da Política Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas. Identificar, investigar e avaliar os eventos adversos a saúde causados pela utilização de drogas de abuso. Realizar investigação de casos e estudos epidemiológicos.

Área Epidemiologia das Intoxicações - Estudar a distribuição, frequências, causas das intoxicações causadas por agentes químicos sobre a população; Realizar atividades de toxicovigilância.

Área Saúde Ambiental - Estudar os agentes químicos utilizados nos locais de trabalho e suas interações com o homem, visando o diagnóstico das intoxicações, ao tratamento das intoxicações e a prevenção dos efeitos tóxicos que elas provocam. Obtenção de dados epidemiológicos na área da Toxicologia Ocupacional.

Área Toxicologia Ocupacional - Estudar as substâncias químicas e as condições em torno do homem que podem exercer alguma influência sobre sua saúde; Pesquisar agentes químicos e suas interações com o organismo humano e com os riscos oferecidos à saúde.

 

- GESCAF - Grupo de Estudos em Saúde da Criança, Adolescente e Famíliahttp://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/464898

Líder(es) do grupo: Profa. Dra. Ieda Harumi Higarashi e Profa. Dra. Maria de Fátima Garcia Lopes Merino.

Professores participantes: Marcela Demitto Furtado (DEN-UEM).

Parcerias apenas por meio da participação de egressos, hoje docentes destas instituições (Jaqueline Dias - UNESPAR, Letícia Gramazio Soares - UNICENTRO).

Objetivo: fomentar estudos e pesquisas na área da saúde da criança,  neonatal, adolescente e família; subsidiar discussões para a qualificação nesta área de formação (Na perspectiva da formação inicial e da EPS)

 

- GEPECRON - Grupo de Estudo e Pesquisas em Condições Crônicas - UEM - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/334727

Líder(es) do grupo: Profa. Dra. Maria Aparecida Salci e Profa. Dra. Marcelle Paiano.

Professores participantes: Cremilde Aparecida Trindade Radovanovic (DEN-UEM), Paula Teresinha Tonin (DEN-UEM).

O grupo mantém parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.

Objetivos: organizar estudos e proporcionar pesquisas na temática da condição crônica.

 

- GEPPES - Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Educativas na Saúde – http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/40577

Líder(es) do grupo: Profa. Dra. Vanessa Denardi Antoniassi Baldissera e Profa. Dra. Lígia Carreira.

Professores participantes: André Estevam Jaques (DEN-UEM), Célia Maria Gomes Labegalini (UNESPAR), Grace Jacqueline Aquiles (DEN-UEM), Mariana Pissioli Lourenço (UNESPAR), Raquel Cristina Luis Mincoff (UNICESUMAR), Viviani Camboin Meireles (DEN-UEM).

O grupo participa da rede de pesquisa - Roda de conversas: diálogos sobre pesquisa-ação participativa.

Objetivo: desenvolver estudos e aplicação das práticas educativas e sua interface com a saúde segundo perspectiva emancipatória em projetos de extensão e pesquisa. Desenvolveu pesquisas cujos resultados culminaram em resumos publicados em anais de eventos nacionais e internacionais, artigos publicados em revistas indexadas, trabalhos de conclusão de curso, dissertação de mestrado e tese de doutorado.

Site do grupo de pesquisa: https://sites.google.com/view/geppesuem

 

- GEPEQUISF - Grupo de Estudo e Pesquisa em Enfermagem sobre o Quotidiano, Imaginário, Saúde e Famíliahttp://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/52914

Líder(es) do grupo: Profa. Dra. Cremilde Aparecida Trindade Radovanovic.

Professores participantes: André Estevam Jaques (DEN-UEM), Marcelle Paiano (DEN-UEM), Maria Aparecida Salci (DEN-UEM), Rafaely de Cassia Nogueira Sanches (DEN-UEM).

 O grupo proporciona aos pesquisadores e participantes o aprofundamento do referencial "A Sociologia Compreensiva e do Quotidiano de Michel Maffesoli", possibilitando uma parceria com o Séminaire Franco-Brésilien (SFB), Centre d' Étudessur l' Actuel et leQuotidien (CEAQ) Université Paris Descartes – Sorbonne.

Objetivo: oferecer aos pesquisadores brasileiros e franceses um espaço de reflexão e compartilhamento de pesquisa, com a finalidade de fomentar a construção coletiva dos artigos em periódicos e promover o intercâmbio internacional entre os pesquisadores.

 

- LABICOM - Laboratório de Biomecânica e Comportamento Motor – UEM - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4108

 Líder(es) do grupo: Prof. Dr. Pedro Paulo Deprá e Profa. Dra. Priscila Garcia Marques.

 

- NEAPE - Núcleo de Estudos Avançados e Pesquisas sobre Envelhecimentohttp://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/35531

Líder(es) do grupo: Profa. Dra. Lígia Carreira e Profa. Dra. Vanessa Denardi Antoniassi Baldissera.

Professores participantes: André Estevam Jaques (DEN-UEM) e  Maria Aparecida Salci (DEN-UEM).

Parcerias: Dr. Elton Carlos de Almeida, colaborador na secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde; 15ª Regional de Saúde do Estado do Paraná, no setor de Saúde do Idoso; Secretaria de Saúde do Município de Maringá, no setor da Atenção Primária a Saúde e na área de Atenção ao Idoso.

Objetivos: ampliar e aprofundar o conhecimento em Enfermagem gerontológica e geriátria; desenvolver pesquisas que visem o cuidado integral ao idoso e sua família e perspectivas do envelhecimento saudável em diferentes grupos populacionais de idosos; promover articulação entre pesquisa, ensino e extensão à comunidade idosa; proporcionar a integração extracurricular do aluno de graduação e outras disciplinas com atividades do grupo; participar das atividades de inserção social de idosos por meio da Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI/UEM).

 

- NEFORHUS - Núcleo de pesquisa, de ensino em formação de recursos humanos em saúdehttp://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/13826

 Líder(es) do grupo: Prof. Dr. Herbert Leopoldo de Freitas Goes e Profa. Dra. Rosanna Pattrig Fertonani.

Objetivos: O núcleo de pesquisa e de ensino em formação de recurssos humanos em saúde tem como metas desenvolver pesquisa e estudos na área de formação de recursos humanos em saúde. Incentivar o aprimoramento técnico-científico do seu grupo apoiando estudos de pós-graduação, estágios bem como publicação de trabalho científicos. Apoiar e incentivar projetos científicos de área afins que complementem os conhecimentos necessários a consecução de seus objetivos. Atuar na formação de recursos humanos dos cursos de graduação, e pós-graduação em consonância com os órgãos da UEM. Prestar assessoria, consultoria, e/ou serviços técnicos-científicos a instituições e órgão públicos ou privados e contribuir com ações e medidas que visem a mudanças no modelo de saúde para o SUS e da melhoria da assistência em saúde.

 

- NEPAAF - Núcleo de Estudos, Pesquisa, Assistência e Apoio à Famíliahttp://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3059

 Líder(es) do grupo: Profa. Dra. Sonia Silva Marcon.

Professores participantes: Catarina Aparecida Sales (DEN-UEM/aposentada), Helen Pollyanna Mantelo Cecílio (DEN-UEM), Laura Misue Matsuda (DEN-UEM), Marcela Demitto Furtado (DEN-UEM), Maria Emília Grassi Busto Miguel (DEN-UEM), Sueli Mutsumi Tsukuda Ichisato (DEN-UEM).

O grupo mantém parceria com as seguintes instituições: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS, Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT e- Universidade Federal de Pelotas – UFPel.

Objetivos: O NEPAAF tem como objetivo congregar pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação em enfermagem e áreas da saúde em torno do tema família, mediante o desenvolvimento de projetos de extensão e pesquisa.

O foco do grupo é o “viver em família e a interface com a saúde e a doença”. Sendo assim, família em diferentes etapas do desenvolvimento, em diferentes contextos e com diferentes configurações têm constituído objeto de investigação e de assistência.

 

NEPEMAAS - Núcleo de Estudos e Pesquisas Multidisciplinares em Políticas, Avaliação e Atenção em Saúde - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/37317

Líder(es) do grupo: Dr. Carlos Alexandre Molena Fernandes e Profa. Dra. Maria Antonia Ramos Costa.

Demais professores participantes: Prof. Dr. Juan Pedro Fuentes García, professor pesquisador da Universidad de Extremadura, UEX, Espanha; Profa. Dra. Cássia Regina Dias Pereira/FAFIPA; Profa. Dra. Dandara Novakowski Spigolon; Profa. Dra. Eliane Josefa Barbosa dos Reis / UNESPAR; Profa. Dra. Jaqueline Dias / UNESPAR; Profa. Dra. Maria Fernanda do Prado Tostes / UNESPAR; Prof. Dr. Flávio Ricardo Guilherme / UNESPAR; Prof. Dr. Willian Augusto de Melo / UNESPAR; Prof. Dr. Guilherme Oliveira de Arruda / Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, UEMS.

Parcerias: Fundação de Apoio a Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí – FAFIPA; Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR; Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS; e a Universidad de Extremadura - UEX, Espanha.

Objetivo: desenvolver estudos de processos de construção e implementação de políticas públicas, da avaliação e da atenção e cuidado em saúde do indivíduo e de populações, incluindo pesquisas no contexto sociocultural, de relações humanas, clínicas, de vigilância em saúde e de educação e saúde.

 

- NEPGESE - Núcleo de Estudo e Pesquisa na Gestão de Serviços de Enfermagem (Universidade Estadual de Londrina - UEL) - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/35025

Líder(es) do grupo: Profa. Dra. Maria do Carmo Lourenço Haddad (PSE-UEM e UEL) e Profa. Dra. Mariana Angela Rossaneis.

Professores participantes:Larissa Gutierrez de Carvalho Silva (UEL), Maria Jose Quina Galdino (UENP-CLM), Patricia Aroni (UEL), Raquel Gvozd Costa (UEL).

O grupo mantém parceria com as seguintes instituições: Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina, com o Hospital Universitário da Universidade Estadual de Londrina e o Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá.

Objetivo: Desenvolver estudos e pesquisas no gerenciamento de serviços de enfermagem, com foco na gestão de pessoas, recursos materiais, físicos e ambientais, e formação de recursos humanos, para a promoção da qualidade e segurança da assistência. 

 

- NUPPEGES - Núcelo de Pesquisa, Prática e Ensino em Gestão em Saúde 

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1331017450271144  

Líder(es) do grupo: Prof. Dra. Laura Misue Matsuda  e Dra. Kelly Crisitna Inoue.

Professores participantes: Alessandra Gobbi Matta (UNINGA), Ana Carolina Simões Pereira (UNESPAR), André Estevam Jaques (DEN-UEM), Andressa Martins Dias (DEN-UEM),Edilaine Maran (UNESPAR), Gabriela Machado Ezaias Paulino (IFPR-Londrina),Heloíse Manica (DIN-UEM), Herbert Leopoldo Góes (DEN-UEM), João Lucas Campos de Oliveira (UFRGS), José Aparecido Bellucci júnior (UENP), Maria Antônia Ramos costa (UNESPAR), Maria do Carmo Lourenço Haddad (UEL), Verusca Soares de Souza (UFMT).

Objetivo:  Produzir e aplicar tecnologias relacionadas à gestão, que favoreçam a saúde e a vida das pessoas, mas também, que contribuam para a finitude digna.

Os dois focos principais das pesquisas realizadas no Núcleo se situam no âmbito da Gestão do Cuidado em Enfermagem e da Segurança do Paciente.

 

- Núcleo de Estudos em Saúde da Mulher - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/13314

Líder(es) do grupo: Profa. Dra. Sandra Marisa Pelloso.