INÍCIO‎ > ‎

O PSE

O Programa de Pós–Graduação em Enfermagem (PSE), nível de Mestrado e Doutorado, destina-se à formação de pessoal qualificado para o magistério superior e atividades de pesquisa, tendo como meta formar pesquisadores, docentes e enfermeiros assistenciais, que possam contribuir para a excelência das práticas de cuidado, a partir de uma visão crítica, de natureza metódica, comunicacional, sócio-política e técnica voltada para a promoção da saúde.
O PSE é constituído de atividades de ensino e pesquisa, de forma sistemática e organizada, conduzindo à obtenção do grau acadêmico de mestre, na área de concentração “Enfermagem e o processo de cuidado”.

Objetivos

São objetivos do PSE:
  •  formar pesquisadores, docentes e enfermeiros assistenciais, que possam contribuir para a excelência das práticas de cuidado, a partir de uma visão crítica, de natureza metódica, comunicacional, sócio-política e técnica voltada para a promoção da saúde;
  • oferecer aos pós-graduandos formação crítica (avançada) em enfermagem, com base nos conhecimentos oriundos da pesquisa e da práxis, habilitando-os à prática da investigação científica;
  • formar recursos humanos capacitados para atender as necessidades das instituições de ensino em saúde;
  • formar recursos humanos capacitados para atuar em gestão e assistência à saúde, habilitando-os para atuar como agentes construtores de novos modelos assistenciais.

Linhas de Pesquisa

1.      O cuidado à saúde nos diferentes ciclos da vida

Congrega grupos de trabalho que estudam o cuidado ao indivíduo nos diferentes ciclos da vida, à família e à comunidade. Seus projetos buscam diagnosticar as dificuldades para o desempenho do cuidado cotidiano à saúde nos diferentes ciclos da vida, bem como dos fatores intervenientes destes cuidados, para enfim fornecer subsídios que fundamentam o cuidado de enfermagem.

2.      Gestão do cuidado em saúde

Agrupa pesquisadores que estudam o cuidado coletivo à saúde e a gestão do cuidado à saúde, enfocando o perfil epidemiológico da população, o planejamento, a organização do processo de trabalho e avaliação da produção do cuidado.